O movimento Divino

Para a compreensão de divindade da filosofia grega antiga um dos atributos divinos é justamente a imobilidade. Aquele ser que é eterno e do qual tudo depende não pode mover-se, mas é, causa de todo movimento. O mover, para a compreensão grega geraria um devir, uma necessidade naquele ser que é eterno. No entanto, esta antiga compreensão não pode aliar-se ao modo como o cristianismo estabelece sua relação com Deus.

Para nós, cristãos, o Deus que se manifesta tanto no Antigo Testamento como no Novo Testamento é causa de todas as coisas, Criador e Salvador, e por isso mesmo se move, o amor com que cria e pelo qual salva o coloca em movimento, sempre em direção à obra de suas mãos. Perceber esse movimento divino é cada vez mais necessário em um mundo que tende aos extremos do ateísmo ou do fundamentalismo religioso. Compreender o movimento de Deus em relação à humanidade é fundamental para que possamos estabelecer um diálogo, promover um movimento resposta em direção a Deus e assim possibilitar o que existe de mais radical no cristianismo, o encontro com Deus.

Os textos sagrados mostram desde a Criação esta dinamicidade existente em Deus, a própria criação pressupõe um movimento, o falar de Deus tem um caráter performativo, isto é, realiza-se à medida em que a Palavra é pronunciada. Além do movimento criativo há aquele que se manifesta de forma ainda mais intensa e estabelece a relação fundante entre o Antigo e o Novo Testamento, o movimento que Deus faz em direção à humanidade para salvar: “Iahweh disse: ‘Eu vi a miséria do meu povo que está no Egito. Ouvi o seu grito por causa dos seus opressores; pois eu conheço as suas angústias. Por isso desci a fim de libertá-lo da mão dos egípcios […]” (Êx 3,7-8a). É interessante e importante pensar neste movimento divino como um desejo amoroso de encontro, o Deus que cria e liberta seu povo faz um movimento para encontrar-se com seu povo e caminhar ao lado dele. Quando hoje facilmente questionamos a presença ou ausência de Deus em nossa vida, especialmente nos momentos de dificuldade, é preciso fazer memória deste movimento divino, lembrar que Ele já caminhou em nossa direção, cabe a nós reconhecer sua presença, permitir que Ele caminhe ao nosso lado, nos conduza segundo a Sua vontade.

A plenitude do movimento divino é explicitada no prólogo poético do quarto evangelho. Retomando o momento da criação, o evangelista insere o Verbo no movimento eterno de Deus: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus. No princípio ele estava com Deus. Tudo foi feito por meio dele e sem ele nada foi feito.” (Jo 1, 1-3). O movimento que Deus realiza em si eternamente é trazido para a realidade humana com um objetivo muito claro: a salvação. O prólogo se desenvolve como um movimento pendular, trata-se de um verdadeiro mergulho de Deus em direção à humanidade, saindo da total transcendência e retornando a ela apenas após o cumprimento de sua missão. O ponto extremo do movimento divino se encontra exatamente na encarnação: “E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e nós vimos a sua glória, glória que ele tem junto ao Pai como Filho único, cheio de graça e verdade” (Jo 1,14). Se parássemos para pensar na radicalidade desta ação de Deus, se nos detivéssemos nesta prova de amor que recebemos da parte dEle, talvez não corrêssemos procurando o sentido da vida em tantos outros lugares que não diante dEle.

Diante do nosso sofrimento, da nossa angústia e incompletude, Deus não fica alheio a nós, e enquanto caminhávamos perdidos, incapazes de compreender os planos de Deus para nós, Ele mesmo veio ao nosso encontro, assumiu a nossa limitação, nossa finitude, nossa carne, nossa dor e até a nossa morte para que assim pudéssemos aprender o caminho de volta para casa.

O movimento desenvolvido no prólogo de João termina com o retorno do Verbo ao seio de Deus, no entanto, Ele não retorna sozinho, tudo aquilo que Ele assumiu na encarnação é elevado junto com Ele, isto é, aqueles que pela fé acreditaram no Filho de Deus participam da sua filiação, são adotados por Deus, e voltam com o Verbo para junto de Deus.

Talvez hoje o mundo esteja tentando nos roubar nossa maior herança de filhos adotivos: a eternidade. Cada vez mais o modo de viver neste mundo tenta apagar de nossa mente e de nosso coração a história de amor de Deus em relação a nós; o mundo e o modo de viver nele valoriza apenas o momento, o passageiro, aquilo que nos realiza momentaneamente, e aos poucos vai apagando em nós o desejo pelo eterno. Precisamos reconhecer que esta nossa vida neste mundo é parte de um movimento, mas não é seu eixo, não é o seu princípio e muito menos o seu fim. Façamos da nossa vida aqui uma parte do movimento divino, não nos esqueçamos o que Ele fez por nós, como Ele mergulhou em nossa humanidade, tenhamos coragem de, mesmo nadando contra a corrente, mergulhar em sua eternidade.

 

Hiago Fonte Boa

Hiago Fonte Boa, 24, mineiro, cristão católico, seminarista, formado em Filosofia, estudante de Teologia, ancorado na esperança e na experiência do amor de Deus. Cinema, música, teatro, pizza... tô dentro!

Comentários no Facebook

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.