Igreja moderna?

Certa vez vi uma jovem reivindicar que a igreja precisava ser moderna, como que, se atualizasse para os tempos de hoje, mudasse seus conceitos, seus dogmas, para que não tirasse os jovens da igreja. Que não nos cobrasse algo de vários anos atrás sem notar que o mundo “mudou”. Sendo assim cabe direito ao homem de meia idade cobrar que a igreja mude conceitos para o homem de meia idade moderno. O idoso pode prosseguir no protesto pedindo que ideias sejam atualizadas para que o idoso do século 21 volte à igreja cristã. E, por quê não, os bebês chorarem pedindo berços e mamadeiras na igreja a fim de crescer na fé da igreja? Não importa a idade, todos reivindicariam novas ideias para um novo tempo, porém a mensagem da igreja cristã não serve de entretenimento, tampouco em como viver na sociedade moderna, a mensagem é de salvação, de mostrar ao homem hoje o que Jesus nos ensinou sobre ser eterno.

A reivindicação de alguns é que a igreja seja atual e pregue segundo a atualidade. Jesus pregou sobre fidelidade no tempo do rei Hérodes poligâmico que tinha várias esposas, condenou o adultério no tempo que era mais comum a poligamia do que nos dias de hoje. Se aproximou de uma samaritana quando os judeus não se davam com os samaritanos. Pouco interessa o que é atual para a igreja, o que importa é o que é eterno.

A conduta cristã faz parte do preceito da fé. Não há a possibilidade de ser mudada, principalmente quando eu acho que deve ser mudada. É como alguém dizer que a água deveria ser menos molhada. Seguir a Cristo não quer dizer ficar sentado deixando que Ele faça tudo, consiste em buscar caminhar como Ele quer que caminhemos. Chesterton disse que o mundo moderno não aceitaria autoridade sobre dogmas, mas aceitará quaisquer dogmas sobre nenhuma autoridade. Cristo nos acolhe da forma como somos, não da forma como queremos. Infelizmente aos que se incomodam, não há como mudar toda essa questão de exigência que o cristianismo nos faz. E fico feliz por isso. Porque o caminho continuará ser aquele que Jesus tem nos preparado e nenhum homem, e nenhuma convicção minha me levará por si só ao lugar o qual Ele me destinou.

Gabriel Antunes

"Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o primeiro. Administrador da página C. S. Lewis Brasil, Dentista, Católico e ser humano. Não sei falar a palavra papibaquígrafo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.